Em 1950, na altura da Guerra Fria, trabalhou no MIT como investigador no projecto SAGE que tinha como objetivo criar defesas anti-aéreas por radar, geridas por computador, contra os bombardeiros soviéticos. A computação, naquele período, era feita por batch-processing: Processamento de dados por lotes. Este processo era demorado e pouco prático: apesar de este processo satisfazer as necessidades ao nível do cálculo, não garantia a comunicação e transmissão de dados entre computadores e se não fosse bem planeado e alguma coisa se alterasse, todo o processo teria de ser reiniciado.
Licklider, pelo trabalho desenvolvido no projecto SAGE, sabia que o processo de computação poderia ser feito de forma mais eficiente. Foi ele o primeiro gestor do programa de investigação da ARPA e, por isso, o responsável pelo desenvolvimento da ideia dos computadores ligados em rede.
Em 1960, Licklider publicou a obra Man Computer Symbiosis onde referia a importância da utilização de computadores em situações complexas mas sem depender inteiramente disso, a importância da computação feita em tempo real: a velocidade de processamento e interfaces avançadas permitiriam ao utilizador interagir com os computadores na tomada de decisões em vez de simplesmente esperarem que a máquina providenciasse resultados.
A computação de Licklider não usaria o "batch-processing" mas sim o método de time-sharing (tempo real), que fornece aos utilizadores uma interacção directa com o computador e a obtenção imediata de resultados.
Morreu a 26 de Junho de 1990.
Ana Silva, nº2
Fonte:http://www.tipografos.net/internet/licklider.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário