Existem milhares de servidores públicos de ficheiros (servidores de FTP), aos quais qualquer pessoa se pode ligar, utilizando um programa de FTP ou o programa "FTP" existente no Windows (executado a partir da linha de comandos).
Os servidores de FTP são identificados pelo seu nome de máquina, em geral ftp.xxx.yy, ou seja, ftp seguido do domínio da instituição que gere o servidor.
Resumidamente, o FTP serve para enviar ficheiros, para permitir o acesso a ficheiros de grande dimensão (que de outra forma não seria possível) a outros utilizadores que se encontram a milhares de quilómetros de distância e até para criar “backups” dos seus próprios ficheiros.
Às vezes quando queremos enviar um email e é necessário anexar um ficheiro, pode acontecer o ficheiro ser demasiado "pesado" e não ser permitido o envio. É para este tipo de situações que o FTP serve, sendo possível enviar o dito ficheiro para o seu servidor, podendo, posteriormente, enviar o “URL” directo para o ficheiro no corpo do e-mail, permitindo assim que o receptor do mesmo faça o download directamente do servidor.
Sem comentários:
Enviar um comentário